Zero Lactose: Produtos sem lactose

 

O que é a lactose?

 

A lactose, presente no leite e em seus derivados, é um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose. Basicamente é a lactose responsável pelo sabor adocicado do Leite.

 

Leite sem lactose?

 

Atualmente a procura por alimentos sem lactose ou com o selo zero lactose têm se tornado muito comum. Há muitas pesquisas que envolvem os alimentos com lactose e os efeitos da lactose no organismo. Saber se realmente a lactose faz mal ainda divide opiniões. Em todos os casos é muito importante saber se possui intolerância a lactose ou até mesmo uma alergia a lactose.

O leite só possui um hidrato de carbono, a própria Lactose e acaba sendo exclusiva deste alimento, pois é apenas produzida nas glândulas mamárias dos mamíferos. No leite humano representa cerca de 7,2% e no leite de vaca cerca de 4,7%.

Para ser absorvida, a lactose tem de ser dividida em glicose e galactose e, por isso, todos os mamíferos produzem uma enzima que tem essa função –a lactase.

A lactase é uma proteína que é produzida no nosso próprio corpo para a digestão da lactose.

 

Intolerância a Lactose: o que é quais as causas?

 
A intolerância à lactose trata-se dos sintomas decorrentes da presença de lactose mal digerida no intestino. Para digerirmos a lactose necessitamos de uma enzima –a lactase–que tem a função de dividir a lactose nos seus componentes mais simples (glicose e galactose), permitindo a sua absorção para a corrente sanguínea. Quando o organismo não produz lactase suficiente, a lactose permanece “inteira” no intestino, podendo causar sintomas de desconforto abdominal, como dor, diarreia, náuseas, flatulência e/ou inchaço abdominal.

 

A intolerância à lactose na maioria dos casos é permanente, mas em alguns casos também pode ser um fator temporário apenas, causado por alguma infecção ou outra complicação.


A deficiência de lactase raramente é total, por isso, quem tem uma digestão limitada da lactose pode ou não experienciar os sintomas da intolerância à lactose. Os sintomas mais frequentes são dor e/ou inchaço abdominal, flatulência, e também náuseas, vómitos e diarreia. Estes sintomas ocorrem aproximadamente 1 a 3 horas após a ingestão da lactose.

 

Há bastante confusão em relação a intolerância a lactose e a alergia ao leite, que são coisas diferentes mas que podem se confundir em alguns aspectos. É sempre a melhor opção consultar seu médico caso o leite cause algum desconforto.

 

E com as diversas opções de produtos sem lactose, até leite sem lactose, fica mais fácil de manter uma dieta equilibrada sem cortar por completo tais produtos.

 

O leite sem lactose, se mostra a opção ideal para quem gosta de consumir e leva uma dieta que o leite faça parte, já que continua rico em cálcio e outros nutrientes. Os produtos em lactose a cada dia ganham versões mais saborosas e completas, hoje já temos cacau pó sem lactose, whey protein sem lactose, chocolate branco sem lactose e até produtos mais completos, produtos sem glúten e sem lactose, por exemplo.


A alergia é uma reação adversa do organismo que envolve o sistema imunitário; a intolerância é uma reação adversa do organismo que não envolve o sistema imunitário, sendo a mais comum a intolerância à lactose. 

Consulte seu nutricionista e pesquise mais sobre os produtos zero lactose, é fácil ter uma dieta completa sem cortar por completo esses alimentos.

 

Kahuna Artigos Naturais LTDA - CNPJ: 26.008.097/0001-72 © Todos os direitos reservados. 2017

Layers Commerce