Óleo de Coco: Dicas e Curiosidades

 

O que é o Óleo de Coco

 

O Óleo de Coco ganhou fama mundial a pouco tempo, mas seu uso já acontece a milhares de anos em alguns países asiáticos e ilhas do Pacífico. Coincidentemente (ou não rs) esses povos que utilizam a óleo de coco a anos apresentam uma saúde sem igual.

É a partir da prensa da polpa do coco maduro que é obtido o óleo de coco e ele pode ser puro (retirado do coco fresco) e refinado (processado a partir do coco fresco). Com isso ainda podemos classifica-lo como óleo de coco extra virgem quando o mesmo é extraído a partir da parte branca carnosa do interior do coco. E o óleo de coco orgânico é o que apresenta o selo de produto natural orgânico, já que em seu cultivo não houve a utilização de agrotóxicos ou pesticidas.

 

Há muitas aplicações para o óleo de coco, uma das principais é a utilização para cozinhar, já que é uma gordura resistente ao calor, se comparada a outros óleos vegetais, então o óleo de coco acaba sendo mais estável a altas temperaturas e desta forma produz menos radicais livres. Então a melhor e mais saudável opção é substituir os óleos (óleo de canola, óleo de girassol, etc) pelo óleo de coco.

Os modos de usar o óleo de coco se ampliaram muito, há hoje muitos canais no Youtube com dicas de utilização e até blogs específicos ao assunto.

 

A utilização do óleo de coco na cozinha tem um amplo leque, podendo ser utilizado como substituto a manteiga ou margarina para as pessoas que não querem ou não podem consumir lactose, pode ser utilizado para frituras, já que não altera sua composição em altas temperaturas. É possível utilizar o óleo de coco na elaboração de bolos e doces, untando formas, usando como leve cobertura ou pincelando para dar um aspecto mais bonito a confeitaria.

Uma das maiores utilizações do óleo de coco é como substituto para frituras, ao invés de se utilizar óleos vegetais, por exemplo. Chegando até a ser usado como cobertura para saladas e vegetais.

 

Óleo de Coco como hidratante

 

Além de todos os meios que podemos usar o óleo na cozinha, descobriu-se que é também um excelente hidratante para a pele e para os cabelos, além de hidratar, possui uma composição nutritiva, cicatrizante e antifúngica. Retirar a maquiagem com o óleo de coco passa a ser uma excelente opção.

A utilização do óleo de coco nos cabelos traz um diferencial já que penetra profundamente, hidratando muitas vezes melhor que alguns compostos químicos que só dão um aspecto visual aos cabelos. É especialmente indicado para cabelos cacheados e crespos devido a sua real capacidade de hidratação.

 

Óleo de Coco: Curiosidades

 

Em temperaturas abaixo de 25º, o óleo pode ter um aspecto sólido e esbranquiçado, o que não significa que o óleo está “estragado”, é apenas uma reação a temperatura do ambiente e se aquecido já retornará a sua forma normal e mais líquida.

Caso o sabor do coco não te agrade, existem hoje opções muito interessantes do produto, como o óleo de coco sem sabor e as cápsulas de óleo de coco para os casos de necessidade de suplementação. Então se for cozinhar algum alimento salgado e prefira que não tenha um sabor que lembre o coco (apesar do sabor ser extremamente discreto), pode-se utilizar o óleo de coco sem sabor com as mesmas qualidades nutricionais que o normal.

 

Destacamos que é sempre fundamental consultar um nutricionista para garantir a ingestão correta dos nutrientes de acordo com o seu perfil e objetivo, seja emagrecer com saúde, perder gordura ou ganhar massa muscular.

 

Conheça nossas opções de óleo de coco e encontre na Kahuna, sua loja de produtos naturais, as melhores marcas e promoções.

Kahuna Artigos Naturais LTDA - CNPJ: 26.008.097/0001-72 © Todos os direitos reservados. 2017

Layers Commerce